Poços de Caldas – MG

O Projeto Geo-Escola é uma proposta já desenvolvida no Estado de São Paulo, que chega a Minas Gerais com o Módulo Poços de Caldas. A iniciativa visa disponibilizar dados geológicos, imagens e mapas de uma dada região em formato de material didático com suporte em computador a professores de ensino fundamental e médio.

O módulo Poços de Caldas tem como diferencial a temática base do Patrimônio Geológico do Maciço Alcalino de Poços de Caldas. O patrimônio geológico abrange todos os elementos que compõem a geodiversidade. São afloramentos de rochas, ocorrência de fósseis, minerais, estruturas geológicas e até mesmo paisagens que apresentem um significado didático, científico, cultural ou turístico, conhecidos como geossítios.

Aliar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação ao acervo do Museu Histórico e Geográfico para subsidiar o trabalho dos professores de Geografia em sala de aula.

O projeto visa disponibilizar dados geológicos, mapas e imagens da região de Poços de Caldas e utilizar as TIC’s como aproveitamento didático-pedagógico. A iniciativa contempla uma série de trabalhos sobre a geologia de Poços de Caldas, incluindo o cruzamento de dados com as amostras de rochas e minerais da Coleção Resk Frayha do Museu Histórico e Geográfico.

O curso é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Referência do Professor e conta com três encontros (09, 10 e 16 de setembro), das 18h30 às 21h30, no Museu Histórico e Geográfico, além da realização de atividades extras e desdobramentos coordenados pelo professor Vinícius Arcanjo Monteiro, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, doutorando na Universidade Estadual de Campinas e fundador do Instituto Geopark Poços de Caldas, totalizando 24 horas de formação. Foram ofertadas 40 vagas distribuídas entre professores de Geografia da rede municipal e estadual, estudantes de Geografia e equipe do Museu Histórico e Geográfico.

No site da prefeitura do município de Poços de Caldas você pode encontrar muito mais sobre o projeto desenvolvido por lá! Corre conferir, clicando no link abaixo, e deixe aqui seu feedback.