O Módulo Jundiaí integra o Projeto Geo-Escola; ambos nasceram da ideia de que, na educação básica, conteúdos de Geociências oferecem rica contribuição à formação dos alunos, apesar de sua inserção demasiadamente baixa nesses níveis escolares no Brasil. O portal exibe material didático digital interdisciplinar gerado pelo módulo Jundiaí-Atibaia deste projeto contendo temas como dinâmica terrestre, ciclo da água e ciclo das rochas. O módulo do projeto está voltado para escolas públicas e particulares da região compreendida entre os municípios de Jundiaí, Atibaia, Mairiporã, Franco da Rocha, Francisco Morato, Cajamar, Várzea Paulista, Jarinu e Campo Limpo Paulista, cidades próximas à região metropolitana de São Paulo.

PROJETO GEO-ESCOLA: RECURSOS COMPUTACIONAIS DE APOIO AO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Dissertação apresentada ao Instituto de Geociências como parte dos requisitos para obtenção do titulo de Mestre em Geociências na Área de Educação Aplicada as Geociências.
RONALDO BARBOSA , 2003.
Para avaliar possíveis articulações entre o ensino de conteúdos de Geociências nos níveis fundamental e médio com as novas oportunidades educacionais oferecidas pela informática, desenvolveu-se nesta dissertação um modelo, denominado Projeto Geo-Escola, de utilização de materiais didáticos com suporte no computador. Geo-Escola e organizado em módulos e visa a disponibilizar dados geológicos, imagens e mapas a professores de uma região especifica. 0 módulo-piloto descrito abrange a região entre Jundiaí e Atibaia, englobando escolas dos municípios de Atibaia, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Francisco Morato, Jundiaí, Jarinu, Mairiporã e Várzea Paulista. A ferramenta de investigação foi uma sondagem junto aos professores sobre temas que considerassem mais relevantes nesses níveis escolares; a lista foi construída a partir de textos introdutórios, documentos, mapas e informáveis
resultantes de um projeto recente de mapeamento geológico e pesquisa acadêmica nessa região. A boa receptividade da consulta reflete-se na participação de cerca de 30% das instituições de ensino consultadas. Os temas considerados prioritários pelos professores foram: (I) Água e Cicio Hidrológico; (2) Ciclos da Natureza; (3) Acidentes Naturais e (4) Trabalhos de Campo (ou estudos do meio) na região de Jundiaí-Atibaia. Com base nesses resultados, elaborou-se material didático, distribuído em CD-ROM,
formado por sequencias de telas prontas em esquemas de slide-show; um editor de sequencias aberto para que o professor e/ou aluno possam preparar seus próprios materiais de apoio e um banco de imagens acompanhado de informações sobre aspectos geológicos particulares da região. A seleção de conteúdos, além de indicar clara demanda de conhecimentos básicos de Geociências e disponibilidade satisfatória de recursos computacionais nas escolas, revelou divergências sensíveis entre dois grupos de interesses: os professores de Geografia e de Ciências. Para ambos os grupos o computador revelou-se uma ferramenta para a difusão de conteúdos de Geociências; entretanto, diante das grandes expectativas do professor a complexidade da tarefa e maior do que havia sido previsto. As dificuldades e desafios envolvem:
contextualização, questões de ordem temática, formato da aplicação e uma maior aproximação da equipe para favorecer a interações com instituições e professores. Um problema não menos relevante a ser resolvido na implantação do projeto e a capacitação do professor, tanto no tratamento de temas de geociências, quanto no uso do computador no ensino.
PROJETO GEO-ESCOLA: GEOCIÊNCIAS PARA UMA ESCOLA INOVADORA.
Tese apresentada ao Instituto de Geociências como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em Ensino e História de Ciências da Terra.
RONALDO BARBOSA , 2013.
A inovação educacional é antigo slogan pedagógico que abriga diferentes concepções sobre aproveitamento de novos recursos tecnológicos na escola. Vultosos investimentos são feitos em software e equipamentos sem no entanto alcançar o resultado esperado da “inovação”. Para inovar, não basta atender à condição de aporte de recursos ou tecnologias, outros fatores são decisivos. A tese integra a linha de pesquisa denominada Projeto Geo-‐Escola, que privilegia o aprendizado das Geociências no ensino básico e as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). A pesquisa explora um modelo de inovação derivado da epistemologia do filósofo e cientista húngaro M. Polanyi e no modelo voltado para estimular a inovação em organizações, desenvolvido por I. Nonaka e H. Takeuchi. Na abordagem, a inovação educacional relaciona-‐se a duas noções interconectadas: o projeto de aprendizagem com abordagem investigativa e a escola criadora de conhecimentos. A escola criadora de conhecimentos por sua vez conecta uma rede de relações que estimula professores, estudantes e gestores a trabalhar juntos, desenvolver aprendizado e elaborar conhecimentos. O substrato da proposta de inovação é múltiplo, porque se fundamenta: (a) nas teorias de aprendizagem significativa, passíveis de ser revisitadas pelas novas oportunidades trazidas pelas TICs na Educação, (b) na peculiaridade dos raciocínios geocientíficos, (c) nas finalidades da educação científica e (d) na abordagem pedagógica investigativa inspirada em trabalhos de campo em Geologia. O insight da inovação provém de docentes que desenvolvem projetos multidisciplinares por meio das Geociências com base na realidade local e no interesse dos estudantes e da comunidade. A partir dos primeiros giros da espiral, o Projeto Geo-‐Escola é apresentado em dois momentos de desenvolvimento: o módulo Campinas, SP e o módulo Monte Mor, SP. Somam‐se às experiências a participação do autor no projeto de formação de professores intitulado Teia do Saber e no módulo São José do Rio Preto, SP. Adaptado à esfera da Educação, com destaque maior ou menor a cada fator analisado, o modelo de inovação extraído do mundo empresarial favorece o planejamento de novos projetos colaborativos entre universidade e escolas públicas. Ao ser encampada, a iniciativa prossegue viva nas mãos e mentes dos professores inovadores das escolas conveniadas, conforme fora bem demonstrado nas etapas realizadas em São José do Rio Preto e Monte Mor (SP).
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barbosa – 2013 – PROJETO GEO-ESCOLA- GEOCIÊNCIAS PARA UMA ESCOLA INOVADORA