Módulo MONTE MOR

O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS COMO PONTE ENTRE O LOCAL E O GLOBAL: PROJETO GEO-ESCOLA EM MONTE MOR, SP. 

 

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO APRESENTADA AO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UNICAMP PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE EM ENSINO E HISTÓRIA DE CIÊNCIAS DA TERRA.

JOSÉ ROBERTO MALAQUIAS JR.

 

Problemas ambientais e sociais parecem ser cada vez mais evidentes e crescentes em todas as partes do planeta. A população tem sido alertada sobre os fatos e convidada a participar, mas raramente se reconhece que tudo pode ter início no local onde cada um vive.

A escola é essencial no processo, mas alunos e professores geralmente são incapazes de transpor conhecimentos sobre o local onde vivem e estabelecer interrelações com a escala global ou planetária. Esta pesquisa tem como principal objetivo elaborar e avaliar a aplicação de materiais didáticos digitais em Geociências, com ênfase no conhecimento local sobre o município de Monte Mor, SP.

A hipótese básica a ser pesquisada é a de que a contribuição das Geociências é essencial para formação de uma sociedade comprometida para com o próximo e com o planeta. Projetos de Educação Ambiental previamente conduzidos na rede educacional pública e privada do município permitiram concluir que a falta de conhecimentos sobre o local onde o aluno vive dificulta sua motivação e sucesso escolar. Se, por um lado, as Geociências favorecem ações interdisciplinares, por outro, o computador facilita a divulgação de informações, pois oferece tanto dados de caráter local, como permite, pela internet, visitar pontos remotos do planeta.

Considerando-se que o ensino de Geociências pode construir pontes entre a realidade local e questões socioambientais e, ao mesmo tempo, acentuar as interrelações com o contexto global, o Módulo Monte Mor do projeto Geo-Escola forneceu informações, imagens e mapas geológicos locais a professores de educação básica. Antes de trabalhar situações atuais com o aluno, precisamos prepará-lo para que ele problematize e seja capaz de buscar respostas por si mesmo; isso é possível, se estudarmos o passado recente e o passado geológico, estabelecendo assim o elo de ligação com o quadro atual.

Foi previsto uso dos recursos em salas de aula, laboratórios de informática e um portal web. No Projeto desenvolveu-se trabalho junto a alunos e professores, oferecendo-lhes um material didático desenvolvido em ambiente de software livre que organiza mapas e informações locais, e possibilitando estabelecer elos entre o global e o local. As ações realizadas ampliaram o horizonte de ensino de diferentes disciplinas. Embora ainda não se tenha atingido plena interdisciplinaridade, o Módulo Monte Mor deixou claro que é possível, por intermédio das Geociências, fazer as aplicações e transposições requeridas.

Conclui-se que uma educação voltada para a compreensão modificará profundamente o ensino atual, condição necessária para transformar as relações entre seres humanos, parte integrante do dinâmico planeta que habitamos.

MM

ACESSE O PDF COMPLETO:

MalaquiasJunior_JoseRoberto_M_monte mor